Renko
Renko é um tipo de gráfico que foi inventado no Japão, o qual ignora o tempo e concentra-se exclusivamente em mudanças de preços que atendam a um requisito mínimo. Este tipo de gráfico é exibido em forma de "tijolos" que representam um movimento fixo do preço. Estes tijolos também são chamados de "blocos" ou "caixas". Eles se movem para cima ou para baixo em linhas de 45 graus com um tijolo por coluna vertical. O critério de cor é o mesmo utilizado no gráfico Candlestick.
Cada tijolo no gráfico representa um valor fixo que filtra os movimentos de preços menores. Se o valor do tijolo é fixado em 10 pontos então um movimento de 10 pontos ou mais é necessário para desenhar outro tijolo. Os movimentos de preços menores que 10 pontos são ignorados de forma que o gráfico permaneça inalterado.
A seguir temos um exemplo do gráfico do IBOV do tipo Renko com os tijolos fixados em 1000 pontos, ou seja cada tijolo exibido no gráfico representa 1000 pontos de variação no preço, para cima ou para baixo:
Agora temos o mesmo gráfico exibido em candles com o eixo X (data/tempo) uniforme, ou seja, no caso do gráfico diário cada candle representa um dia. Já no gráfico do tipo Renko cada tijolo pode representar vários dias, semanas ou um mesmo dia pode ter vários tijolos caso a variação do preço no dia supere os 1000 pontos. Note que no gráfico Renko acima a data inicial é de 2012 enquanto no gráfico de candles a data é de JUN/2014.
Tipo do Box
É possível utilizar um tamanho fixo para os tijolos, opção "Valor fixo", ou um tamanho variável, opção "ATR", determinado pelo ATR (Average True Range). Por padrão o tipo do box utiliza o ATR de 14 períodos. Isso significa que o resultado do ATR irá determinar o tamanho dos tijolos (box size). Neste caso ao longo do tempo o tamanho dos tijolos irá flutuar de acordo com a variação do ATR.
Valor
Por padrão o gráfico do tipo Renko se baseia no preço de fechamento para a construção e exibição dos tijolos, mas é possível utilizar outros valores, conforme tela abaixo:
Gráficos do tipo Renko filtram o ruído, concentrando-se exclusivamente em alterações relevantes de preço e desta forma novos tijolos não são adicionados no gráfico enquanto tais alterações não ocorrerem. Assim fica mais fácil detectar tendências importantes de alta e baixa e identificar níveis de suporte e resistência.
Fator Tempo
Por padrão este tipo de gráfico ignora o tempo, ou seja, ele acompanha apenas as mudanças no preço. Entretanto a independência do fator tempo vai depender da base de dados utilizada para a construção do gráfico. Esta base de dados, chamada histórico de cotações, é o conjunto dos preços de abertura, máximo, mínimo e fechamento, os quais são registrados/armazenados pelo sistema. O histórico de cotações está disponível na forma de tempo (1 a 600 minutos no intraday ou 1 dia a 1 ano no longo prazo) e de ticks (1 a 1000 negócios). Desta forma para se ter um gráfico 100% independente do tempo é necessário utilizar uma base de dados do tipo "1 tick", ou seja, cada conjunto de preço (abertura, máximo, mínimo e fechamento) representa um único negócio (trade). A seguir temos alguns exemplos de históricos de cotações:
Nos 2 primeiros exemplos temos o histórico de cotações no intraday baseado em tempo, respectivamente 60 minutos e 1 minuto. Nos 2 últimos exemplos temos o histórico de cotações baseado em ticks, respectivamente 50 ticks e 1 tick. No histórico de cotações de 1 tick os valores de abertura, máximo, mínimo e fechamento são sempre todos iguais. Infelizmente este tipo de histórico, de 1 tick, gera um grande volume de informações, principalmente para os ativos mais negociados, como por exemplo o mini índice (WIN***) e o mini dólar (WDO**). No caso do míni índice é muito comum a quantidade de negócios (ticks) ultrapassar os 200000 no dia. Como o sistema limita o histórico em 50000 registros fica muito difícil ter o histórico de um dia completo no caso do mini índice. Em situações como esta onde o número de negócios/dia é muito alto a alternativa é aumentar a quantidade de ticks, como por exemplo 50 ou 100 ticks, ou então utilizar um histórico baseado em tempo (1 minuto, 5 minutos, 60 minutos, etc.).
Para maiores informações consulte o artigo abaixo:
Gráficos de Ticks
Evitar redesenho
Quando o Renko utiliza como fonte de dados históricos de cotações baseados em tempo (ex.: 1 minuto no intraday) ou negócios (ticks acima de 1) pode ocorrer redesenho nos candles (tijolos). Isso geralmente ocorre quando o preço avança muito para cima ou para baixo e depois recua. Essa movimentação do preço faz com que candles (tijolos) apareçam no gráfico e depois desapareçam. Com esta opção o sistema utiliza apenas candles fechados da fonte de dados (histórico de cotações) para a construção do gráfico.
Data final
Cada tijolo de um gráfico do tipo Renko pode ser formado por vários candles/barras do histórico de cotações (base de dados). Esta opção permite especificar se a data que será atribuída ao tijolo no gráfico será a do último candle do histórico de cotações (data final, opção marcada) ou a do primeiro candle (data inicial, opção desmarcada).