Backtest


O Módulo de Backtest está disponível através do menu "Janelas", que fica no canto superior direito da tela da plataforma, mas somente para assinantes "Tempo Real":


Na janela de Backtest existem 2 abas: "Configurações" e "Resultado".


Na aba "Configurações" é exibida a lista de backtests disponíveis para execução, configurados pelo usuário. Nesta lista é possível visualizar o resultado da última execução.


Na aba "Resultado" é exibido uma lista de trades executados pelo backtest selecionado. Nesta lista é possível visualizar uma série de informações como: a data de entrada e saída de cada trade, o código do ativo, preço de entrada e saída, qtde (lotes), resultado (lucro ou prejuízo), percentual, capital de entrada e de saída, posição (comprada ou vendida), o tipo de saída (pelo setup, stop loss, stop gain, final do dia ou número máximo de candles/barras), despesa, número de candles/barras, max drawdown (%), saldo.

Nesta lista de trades executados é possível visualizar a ordem em que cada um foi finalizado (coluna No.) e o saldo (capital total) após cada trade encerrado. A coluna Max Drawdown (%) mostra a variação percentual máxima entre um pico no saldo e uma posterior queda neste total. Imagine que o capital inicial utilizado nos testes seja de 100.000,00 e depois de uma série de trades encerrados este capital aumente para 150.000,00, mas logo em seguida após outra série de trades executados este valor baixe para 120.000,00. Esta diferença percentual entre os 150.000,00 e os 120.000,00 (que é de 20%) é o Max Drawdown (%).

Também é possível visualizar as operações em andamento, ou seja, a carteira atual de ativos do backtest:


Ainda na aba "Resultado" é possível visualizar o gráfico de desempenho do backtest, o qual mostra a evolução do capital final (saldo) conforme os trades vão sendo executados:


Por último, ainda na aba de "Resultado", é possível visualizar um resumo geral do backtest:


Para cada trade executado no backtest, ou operação ainda em andamento (carteira), é possível visualizar o gráfico do ativo. No gráfico do ativo todos os trades aparecem destacados e ao passar o mouse sobre cada trade aparece uma janela de dados que exibe informações detalhadas sobre a operação:


Para inserir um backtest clique no botão "Inserir" que fica na aba "Configurações":



Na janela "Inserir backtest" entre com o nome da sua configuração, especifique os setups de entrada e saída, capital inicial, posição, data inicial e final, dimensionamento de posição, preço de entrada e saída, stops, despesa, opções de saída e os ativos.

A data inicial e final da simulação é opcional, ou seja, se não for especificada nenhuma data então todo os histórico de cotações do ativo (base de dados) será utilizada.

Os setups de entrada e saída são os mesmos que podem ser utilizados na criação de alarmes e localização de ativos. Para saber em detalhes como criar, configurar, customizar, importar setups na plataforma consulte os tutoriais abaixo:

Alarmes: Primeiros Passos
Setups: Primeiros Passos
Setups: Importando Modelos

Na execução do backtest (setup de entrada e saída) o preço é obtido quando o setup em questão sinalizar verdadeiro para todas as regras/critérios configurados. Neste momento o sistema obtem o preço selecionado (fechamento, abertura, máximo, mínimo, médio) do candle atual. Além disso é possível aplicar um ajuste a este preço (multiplicar, dividir, somar ou subtrair). No entanto o preço resultante deve estar entre a máxima e mínima do candle, caso contrário a operação não é executada (entrada ou saída). Um exemplo típico da utilização do ajuste é voce fazer a entrada em uma operação, após o acionamento do setup de entrada, só que com um preço de 5 centavos (para ações) ou 10 pontos (para contratos do indice futuro) abaixo do preço de fechamento. Neste caso basta selecionar o tipo do preço como sendo "Fechamento" e a opção "Subtrair" no tipo do ajuste e colocar o valor a ser subtraído.

Os stops (gain e loss) e a despesa de cada trade podem ser em valor percentual ou valor fixo. Para os stops o valor é calculado a partir do preço de entrada e para a despesa o valor é calculado a partir do preço de entrada vezes a quantidade/lotes.

A qtde respeita o lote padrão do ativo e o limite máximo do dimensionamento da posição. Por exemplo, se o capital inicial é de 100.000,00 e cada posição representa 10% deste total, opção "Percentual do capital inicial" então o valor máximo alocado em cada trade será de 10.000,00. No entanto este valor vai respeitar o lote padrão do ativo, ou seja, se o preço de entrada for de 4,50 e o ativo tem um lote padrão de 100 então a quantidade máxima alocada neste trade será de 2.200, pois 2.200 é múltiplo de 100 e 2.300 vezes 4,50 ultrapassaria o limite de 10.000,00. Também é possível dimensionar as posições a partir do saldo total, ou seja, se o capital inicial for aumentando então o capital alocado em cada trade também irá aumentar. Também é possível dimensionar valores fixos ou quantidades/lotes fixos em cada trade. Além do capital alocado em cada trade é possível configurar o máximo de trades (ou posições) que serão executadas simultaneamente. Estas configurações de dimensionamento de posição são muito importantes pois elas determinam o nível de risco que será assumido.

As opções de saída permitem o encerramento dos trades em situações onde o setup de saída e nem os stops (loss e gain) foram acionados. A opção final do dia, para setups no intraday, permite que um trade seja encerrado de qualquer forma no final do dia e neste caso será considerado o preço de fechamento (leilão de encerramento). A opção de encerrar após um número máximo de candles/barras permite que um trade não se estenda muito.

É possível montar um portfólio para a execução de backtest com até 100 ativos. Voce pode selecionar um portfólio já existente na plataforma ou criado por voce na grade de cotações. Em caso de dúvidas sobre como criar seu próprio portfólio para execução de backtest assista o video abaixo:

Grade de Cotações

Para executar um backtet selecione a configuração desejada e clique no botão "Executar". É importante saber que se a configuração de backtest selecionada tiver muitos ativos a execução poderá demorar vários segundos.